domingo, 19 de outubro de 2008

Raios ultravioleta e o envelhecimento da pele


O envelhecimento extrínseco (causado pelo stress) apresenta-se como uma intensificação do envelhecimento cronológico (intrínseco) e do aparecimento de características diferentes do envelhecimento comum. Assim, esse é o motivo pelo qual as áreas expostas e não expostas à radiação UV costumam apresentar aspectos muito diferentes.
O estudo da variação dos componentes fundamentais da pele em conseqüência do envelhecimento mostra que a elastina, responsável pela elasticidade cutânea, sofre profundas alterações perdendo a sua qualidade elástica com o avanço da idade. O colágeno, por sua vez, diminui com o passar do tempo, sendo que na pele neonatal, o colágeno está presente na forma de pequenos feixes, alinhados paralelamente à superfície da pele. Na pele envelhecida esses feixes ficam mais apertados e densos.
Com bases em evidencias atualmente disponíveis, o envelhecimento da pele parece ocorrer em paralelo com o decréscimo da síntese de colágeno e/ou aumento da atividade da enzima colagenase.

A foto exemplifica a diferença entre a pele exposta ao sol durante anos (mão) e a pele que esteve sempre coberta, ficando protegida dos raios UV (barriga).
postado por: Érica Freitas

Nenhum comentário: