segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Proposta

Para dar início realmente ao blog, apresentaremos a proposta que deu direito ao nosso grupo de trabalhar com o tema Bioquímica do Envelhecimento:

Várias pesquisas têm mostrado que atualmente existe uma forte tendência ao aumento percentual de idosos na população mundial, fenômeno que decorre de diversos fatores geográficos. Daí a necessidade de uma atenção diferenciada aos processos que caracterizam o envelhecimento, pois essa é, sem dúvida, ao longo da vida, a transformação mais preocupante no que diz respeito ao bem estar individual. A boa compreensão desses processos e a busca de meios para reverter, retardar ou diminuir-lhes os efeitos é a forma mais eficiente de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos idosos.
Apesar das dificuldades para a conceituação do que seja o envelhecimento, procuraremos definições que se encaixam e se aplicam sobre esse processo. Buscaremos, também, expor as diversas teorias, as quais tentam explicar e justificar as causas do envelhecimento. Abordaremos basicamente as teorias sistêmicas e esteocásticas. Entre as teorias sistêmicas citaremos as teorias metabólicas, que se relacionam com a taxa de vida, e a as teorias genéticas, tratando dos supostos genes responsáveis pelo envelhecimento e também de pontos que envolvem a hereditariedade. Já entre as teorias esteocásticas citaremos as teorias do uso e desgaste, das proteínas alteradas, das mutações somáticas, do erro catastrófico, da lipofuccina e o acúmulo de detritos, do dano oxidativo, e dos radicais livres.
Para a construção do nosso trabalho procuraremos, também, expor os efeitos decorrentes das principais transformações fisiológicas e morfológicas que ocorrem no corpo do idoso. No âmbito da morfologia serão analisadas modificações nos sentidos e em alguns sistemas como o esquelético, o muscular, o cardiovascular, o nervoso e o respiratório. E nas modificações fisiológicas será dada ênfase nos aspectos hormonais.
Além das abordagens já propostas, serão apresentadas também as doenças e síndromes relacionas ao envelhecimento precoce e acelerado, como o Mal de Alzeimer , Mal de Parkinson, doença de Cockayne e Hutchingson-Gilford.
Dedicaremos ainda uma atenção aos tratamentos e reparos oferecidos aos idosos, além das medidas preventivas. Será citada, por exemplo, a importância das vitaminas C e E e da aplicação de toxinas como a botulínica e bioplastia.
É importante reforçar que sobre os tópicos citados se dará prioridade ao aspecto bioquímico. O grupo pretende enfocar os processos e mecanismos que ocorrem na escala micro. Expondo, portanto, a função e ação de enzimas, proteínas, genes e demais substâncias a nível molecular.

Boa noite (mais uma vez),

Julia

Nenhum comentário: