terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ácido Ascórbico e Ascorbil Fosfato de Magnésio na prevenção do envelhecimento cutâneo

Todas as funções fisiológicas atribuídas ao acido ascórbico são dependentes das propriedades de óxido-redução desta vitamina, que é um co-fator para hidroxilases e enzimas mono-oxigenases envolvidas na síntese de colágeno e, ate mesmo, de neurotransmissores. Assim, o acido ascórbico combate os conhecidos efeitos danosos gerados pelos radicais livres.
Depois da exposição aguda à luz ultravioleta, os níveis de acido ascórbico na derme, e principalmente na epiderme mostram-se altamente reduzidos; o mesmo fato observado quando da exposição ao ozônio e em ambos os casos ocorre a indução da lipoperoxidação nas camadas epidérmicas. O acido ascórbico é necessário na síntese do colágeno porque atua como co-fator nas reações de hidroxilação de prolina e lisina.
O ascorbil fosfato de magnésio, ao penetrar na epiderme, devido à ação das enzimas estearases presentes, libera vitamina C livre, tornando-se capaz de exercer as funções desta vitamina, como por exemplo, a inibição da melanogense. Acredita-se que a vitamina C e o seu derivado ascorbil fosfato de magnésio são capazes de manter a pele com bons níveis de hidratação, aumentando a sua firmeza e diminuindo, consequentemente, a aparência das rugas.

Fonte: Infofarma, v.18,nº7/8,2006
Postado por: Gabriel Lessa

Nenhum comentário: